Breaking

Coluna Espaço M-78: Ultraman a Origem

Como todos os fãs de tokusatsus deve saber esse ano de 2016 nós comemoramos o 50º aniversario da franquia de tokusatsus mais popular do planeta Ultraman. A serie teve sua estreia no dia 17 de julho de 1966 na emissora TBS, sendo a segunda serie em cores a ser exibida no Japão perdendo para a serie Vingadores do Espaço, inspirada em um mangá de Osamu Tezuka, a serie estreou uma semana antes de Ultraman, na emissora Fuji TV.

Vingadores do Espaço
 Utraman

Por trás de Ultraman temos a figura do gênio de Eiji Tsuburaya (07/07/1901- 25/01/1970), trabalhando junto com o diretor Ishiro Honda e o produtor Tomoyuki Tanaka, Tsuburaya foi o responsável pelos efeitos visuais do primeiro Godzilla de 1954 produzido pela Toho Film 
Company Ltd, o filme foi pioneiro na técnica de suitmation onde um ator vestia a fantasia de monstro,


Godzilla


 Eiji Tsuburaya 

diferente das produções norte americanas que utilizavam a técnica do stop motion, muito utilizada por Ray Harryhausen que foi o responsável por filmes como A 20 Milhões de Milhas da Terra, The Beast from 20,000 Fathoms, The 7th Voyage of Sinbad, entre muitos outros.


Ray Harryhausen

O tremendo sucesso de Godzilla levou Toho para produzir uma série de filmes de ficção científica, filmes introduzindo novos monstros, e mais filmes que envolvem o personagem Godzilla onde Tsuburaya continuou trabalhando com afinco nas produções da Toho, em 1963, fundou seu próprio estúdio de efeitos visuais, Tsuburaya Productions.


Entre 2 janeiro e 3 julho de 1966 a TBS transmitiu a serie Ultra Q, que era uma série de antologia, sem personagens fixos, destina esta série a ser mais parecido com as séries de televisão americana The Twilight Zone e The Outer Limits, com todos os tipos de histórias estranhas e incomuns, foi à primeira produção da Tsuburaya Productions.


Logo de abertura de Ultra Q

O heróis junto com o elenco de apoio
A série não rendeu audiência (até por ser em preto e branco), mas deu base para a seguinte: Ultraman! Com uma temática menos dark que a anterior, as aventuras do guerreiro da Galáxia M-78 agradaram de imediato o público infantil, tanto pelos monstros gigantes, quanto o elenco de apoio (a Patrulha Científica) e, principalmente, pelo herói, que aparecia somente no final, o que dava um gostinho de “quero mais”. Para o papel de Hayta/ Ultraman foi escolhido o ator Susumu Kurobe que já havia trabalhado com Tsuburaya em Ultra Q, no episodio Nº 8 Amai Mitsu não Kyofu, uma curiosidade nesse mesmo episodio Kurobe contracena com a atriz Hiroko Sakurai que fez o papel de Akiko Fuji em Ultraman, fora que muito dos monstros que apareceram em Ultraman tiveram sua primeira aparição em Ultra Q, como por exemplo, o simpático monstrinho anão o Pigmon, o Zetoniano, entre outros.
                                                                                                                                               

Hiroku Sakurai
Susumu Kurobe
             
 A mitologia em que se baseia Ultraman é bem simples um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Shin Hayata da S.I.A. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Cápsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça, e assim ele vai derrotando diversos monstros e outros invasores e sempre mantém sua identidade secreta em sigilo. 


Esfera Onde Ultraman se choca com Hayata


Hayata Usando a Capsula Beta


Ultraman teve ao total 39 episódios exibidos entre 17/07/1966 e 09/04/1967 e foi um sucesso absoluto, o problema é que Tsuburaya não estava satisfeito com o produto, apesar de ter tido uma resposta massiva do público. Considerava que o nível era muito infantil e decidiu tentar com Ultraseven, no ano seguinte, uma variação mais adulta do mesmo tema. Mas essa já é outra historia que vai ficar para uma próxima vez.


Ultraseven a série que deu sequencia a Ultraman




Kleber M. Toledo

2 Comentários

Adoramos comentários, pois isso nos motiva. Apenas pedimos que evite termos ofensivos de qualquer tipo. Não aceitaremos comentários anônimos o/

  1. Seus 2 links ja foram adicionados na minha lista de Parceiros,adicione neles o meu link,tambem,obrigado.
    Meu site: http://www.thebestmoviesandwebtv.com/index.asp?kat=122 Estou esperando...

    ResponderExcluir
  2. Seus 2 links ja foram adicionados na minha lista de Parceiros,adicione neles o meu link,tambem,obrigado.
    Meu site: http://www.thebestmoviesandwebtv.com/index.asp?kat=122 Estou esperando...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem