Breaking

O Rei do Mangá - A História de Shotaro Ishinomori


Olá galera tokufã, hoje no Tokureply, irei falar sobre um dos autores de mangá mais renomados do Japão, prepare aquele lanche bacana e venha comigo falar de Shotaro Ishinomori, vamos lá?

A História 


Nascido em 25 de Janeiro de 1938 na cidade de Tome, em Miyagi, região de Tôhoko, que é parte nordeste do Japão,  Shotaro (lê-se "Shoutarou") Onodera que ainda na adolescência adotou o nome artístico Shotaro Ishimori e mais tarde já um autor maduro, mudou a assinatura para Ishinomori.

Em 1954, com apenas 16 anos, venceu um concurso para novos talentos e isso lhe valeu um convite para ser assistente de Osamu Tezuka, que já era um profissional respeitado. Para trabalhar com Tezuka e aprender sobre o oficio enquanto desenvolvia suas próprias criações, ele deveria se mudar para Tokyo e interromper os estudos.

Seu pai era contra ele se tornar artista profissional e só concordou em deixá-lo ir quando sua filha mais velha, que já tinha 19 anos, se ofereceu para acompanhar e ajudar o irmão. Assim, por indicação de Tezuka o jovem Shotaro e sua irmã Yoshie Onodera foram viver na hoje lendária pensão Tokiwa.


Yoshie Onodera a falecida irmã
mais velha de Shotaro Ishinomori.

La o iniciante artista conviveu com outros jovens como ele, que viriam a criar a primeira grande leva de autores populares de mangá, com uma explosão de criatividade. Osamu Tezuka ficou pouco tempo lá, mas entre os moradores havia nomes que se tornariam famosos, como Fujio Akatsuka (de Osomatsu-ku), Hideko Mizuno (Honney Honney) e a dupla Fujiko Fujio (Doraemon e Super Dinamo).

Foi na Tokiwa, com os artistas ajudando-se mutuamente para cumprir prazos, que começou a se desenvolver o esquema de contratação de assistentes para o autor se concentrar na história, no desenho à lápis e na finalização das figuras deixando o cenário, efeitos gráficos e acabamentos para outros. O ambiente era propício para trocar ideias, com muita criatividade e experimentação. Um futuro promissor começava a se desenhar. Porém, uma grande tragédia marcaria a vida de Ishinomori e das pessoas que ali viviam.

Página de HQ onde Ishinomori presta
homenagem à sua antiga casa. Ele é
o homem que está no primeiro quadro. 

De saúde frágil, Yoshie Onodera sofria de asma e viria a falecer de complicações respiratórias em abril de 1958, aos 23 anos. As condições precárias da Tokiwa - fora o acúmulo de papeis e poeira - contribuíram para seu triste destino. Ela praticamente deu sua vida para que o irmão lutasse por seus sonhos. Consta que ela era muito bonita e simpática, tendo sido a paixão platônica de vários moradores da Tokiwa. Sua morte afetou profundamente Ishinomori, que teve de seguir em frente sem sua maior apoiadora.

Algumas de suas obras 


Capa do volume 01 do mangá de Skull Man
o personagem que deu origem a série Kamen Rider.

Na (Imagem acima) vocês podem ver a capa do volume um do mangá de Skull Man, o mangá que deu origem a Kamen Rider.

Capa do volume 01 do mangá de Kamen Rider

Logo após surgir como mangá, Kamen Rider também ganhou uma série de TV, onde contou com 89 episódios no ano de 1971.


Nas (imagens acima) vocês conferem uma imagem de Cyborg 009 que está disponível dublado pela Netflix, além disso a série já teve oito adaptações em mangá por diferentes editoras e duas de suas adaptações para TV , já foram exibidas por aqui a primeira pela TV Tupi nos anos 70 e a segunda pelo Cartoon Network, onde obteve pouca repercussão, mesmo carregando uma pequena legião de fãs fieis.

009-1 (Zero Zero Ku-no-ichi) um ótimo anime
sobre gueras de cyborgs espiões em um futuro distante.

Um outro trabalho dele foi 009-1 (pronuncia-se "Zero Zero Ku-no-ichi", fazendo referência a ocupação do personagem como espiã)

A história gira em torno de uma guerra fria em um futuro distante quando o mundo foi dividido em dois blocos, leste e oeste. No meio de guerras entre espiões, surge uma bela espiã de uma agência secreta de inteligência chamada Mylene Hoffmann, code name 009-1. Ela é uma das agentes do grupo feminino "Grupo Número 9", um dos dez grupos na Organização Zero Zero (uma organização do Bloco Ocidental). Quase todo seu corpo foi mecanizado e a maioria das partes são equipadas com com funções especiais, necessárias para as atividades de um espião. Ela tem amnésia e é uma das agentes que mais sobressai dentro da Organização Zero Zero. 

Apesar de ter a mesma premissa de outros trabalhos de Ishinomori, o titulo conter "00" e haver protaginistas "cibernéticos" o anime não tem nenhuma relação com o trabalho anterior, Cyborg 009.

Aparições em suas próprias obras


Shotaro Ishinomori como pescador no especial
de Kamen Rider Black Onigashima Kyuko Seyo

Além de suas obras, Shotaro Ishinomori também aparecia em algumas de suas obras, ele já apareceu em no filme especial de Kamen Rider Black e no filme Masked Rider Shin.

Em 1994 há quatro anos ante de falecer Shotaro Ishinomori concedeu uma última entrevista falando sobre os seus mangás para o programa Vitrine na TV Cultura, onde a entrevista aconteceu na casa dele, vocês podem conferir a entrevista clicando aqui na entrada de sua casa tem uma estatua do primeiro Kamen Rider, o herói solitário criado por Shotaro Ishinomori.

Abaixo vocês conferem uma prévia do podcast "Entremídias" do Dj Nash que vai ao ar toda sexta-feira as 20:00 da noite na Rádio J-Hero, onde eu tive a honra de participar, eu convido a todos a ouvirem não só o podcast, mais também a J-Hero.

Essa edição vai ao ar na sexta-feira da próxima semana às 20:00 da noite na Rádio J-Hero, não percam pois, o podcast está incrível e eu espero e conto com a presença de vocês lá.




Bom e é isso pessoal, essa foi a nossa matéria sobre um dos mestres do mangá mais importante, Shotaro Ishinomori, o homem que lutou incansavelmente até se tornar " O Rei do Mangá, o homem o qual ele menos imaginaria que algum dia se tornaria em toda a sua vida e carreira como mangaká.

Fontes: Sushi Pop e Mais Geek e Thiago AP 

Gostou desse artigo? E o que achou você achou?  deixe nos comentários a sua opinião.

Até a próxima.

Por: Maycon D'Paula/Kaizovelous M.D


Maycon D'Paula

Dono e Criador do Tokureply, Tokunection, TokuArtes, GeekMayc e Beat Fever faço parte do Tokuforce como redador e da Rádio Blast, como DJ, adoro criar minhas próprias fanfics e wallpapers sobre o universo tokusatsu, amo jogar Mega Drive consoles antigos e gosto muito de T.I. facebook twitter instagram linkedin

1 Comentários

Adoramos comentários, pois isso nos motiva. Apenas pedimos que evite termos ofensivos de qualquer tipo. Não aceitaremos comentários anônimos o/

Postagem Anterior Próxima Postagem