Breaking

Baú do Tokureply: Goseiger: A persistência leva ao êxito


-Na minha opinião uma dos melhores temas de abertura da franquia Super Sentai da nova geração. Não tem como não se arrepiar quando começa a tocar essa música aqui:
 
“Ai suru hoshi wo mamoru tame umareta sadame sa. Yumemiru koto wo daremo jama dekinai itsu demo. Habatake kakugo wa dekiteru. Hitotsu ni naru no sa. Chikyuu no heiwa wo mezashite.
Tensou!...” Nobuo Yamada 


(Em sua carreira solo, Nobuo Yamada além da abertura de Goseiger, ele também  gravou o tema de abertura da série Go Go Sentai Boukenger de 2006.)

E é com essa vibe contagiante que saúdo os amigos do Tokureply!

Finalmente chegou o dia da minha estreia aqui no Tokureply com essa coluna sobre episódios e filmes de tokusatsu. Aqui vamos resgatar do fundo do baú, bons momentos das produções japonesas do passado, relembrar cenas que ficaram marcadas em nossas memórias, além de trazer comentários de amigos Tokufãs sobre a cena em si. Na Sessão de hoje,  vamos falar sobre o primeiro episódio de Tensou Sentai Goseiger (2010), Epic 1: Os Anjos Gosei Descem.


A história desse episódio começa quando um general da Warstar pisa na terra e destrói a Torre do Céu (onde o Mundo Gosei está localizado e também é a morada dos Anjos Gosei com o Chefe Mestre). 

-Visto de uma ótica normal a torre praticamente parece  um cone. 


Quando o general voltou, um anjo Gosei trava uma luta contra ele, suas armas se chocam e  o grande tema de abertura da série começa a tocar.


(A cena acima mostra a apresentação do Gosei Red antes do tema de abertura de Goseiger)


Após tudo isso, vemos Alata sentado em cima de um prédio enfaixando seus ferimentos no seu braço esquerdo. O líder dos Goseiger tem a habilidade para ouvir os pensamentos das pessoas, ele ouviu vários pensamentos dos cidadãos abaixo dele, porém apenas a voz de uma criança anciosa chamou sua atenção: A Voz de um menino chamado Nozomu.


Essa criança perdeu o livro de seu amigo Yuuta e foi acusado pelos demais garotos de roubar o livro de seu colega. Nozomu desejava descupar-se com yuuta, mas as crianças ao redor parecem convencê-lo a não falar com o menino. 


 Ciente da situação Alata decide se aproximar de Nozumu para dar conselhos sobre  coragem. Após a conversa o herói saiu e, inconscientemente, deixa cair seu Gosei Card no chão. Nozomu encontra o cartão e se questiona quanto a serventia do cartão.


Diante disso, os biibis, foram os únicos capangas da série  entram em cena provocando a ruína e tirando a paz na terra antes que o War Star descobrisse a existência dos Goseigers. 


Outra parte dessa equipe de soldados rasos aparece em outro lugar da superfície destruindo a rotina diária dos cidadãos. Ao ouvir o grito das pessoas, os Biibis são combatidos pela poderosa dupla da tribo Landick, Gosei Black e Gosei Yellow, que juntos encadeam combos de estratégias para aumentar o poder de seus ataques. E é com esse combo que a dupla Landick consegue derrotar parte dos Biibis criando uma grande fenda para prendê-los. 


- Como disse anteriormente, Agri (Gosei Black) e Moune (Gosei Yellow) são irmãos vindos da tribo Landick. Pela característica de Agri em sua forma civil, ele parece ser uma pessoa do tipo vencedor, a exemplo de sua irmã mais nova, Moune.


No entanto, apesar desses dois terem sido  bem ousados na batalha, deixaram sua retaguarda desprotegidas. Mas graças ao golpe de longo alcance de Gosei Blue da tribo Seaick, os dois foram salvos do ataque inimigo.


- Pobre Hyde, ele é o único membro vindo da tribo Seaick. E devido a esse fato, na época isso gerou muita especulação sobre a origem do sexto membro da série. Será que ele voltaria em algum momento do seriado? Porém não vou me aprofundar nisso, pois você amigo leitor precisa assistir Goseiger.


Em outra cena, os Goseiger lutam contra um grupo maior de Biibis, e nesse momento Alata se junta ao grupo, mas quando estava prestes a se transformar ele percebeu que havia perdido seu Gosei Card. Isso quase fez o grupo ser derrotado em sua batalha, mas mesmo assim conseguiram derrotá--los com um golpe.


Os demais Goseigers repreenderam Alata por perder seu cartão de transformação, além de exortá-lo das consequências de perdê-lo. Mas ao invés de ficar preocupado, o líder dos Goseigers pensou em como eliminar permanentemente os soldados Biibis. Esse pensamento logo ganhou o apoio de Hyde; Eri (Gosei Pink), faz a equipe lembrar que eles são apenas aprendizes e os únicos protetores da terra desde que o caminho para o mundo Gosei foi exterminado por War Star.


 E durante essa discussão, ela percebeque uma criança estava na espreita ouvindo a conversa dos Anjos Gosei, pra surpresa de Alata, era Nozomu.


Mesmo contra a vontade de Agri e Hyde o restante da equipe estavam confiantes de que o garoto não divulgaria suas identidades, os heróis contaram a Nozomu tudo sobre o mundo Gosei.


-Esse contexto como pano de fundo, permeia todo o episódio, mas não estranhe o fato de não falar pra vocês sobre o desenrolar da história  em sua totalidade (Como disse você precisa assistir Goseiger) , e sim o aprendizado como tema central da trama e dessa matéria: a Persistência leva ao êxito.
Gostaria de convida-lo a refletir sobre o percurso de Nozomu prestes a mudar sua história nesse episódio. Ele estava com dois pesos e duas medidas nessa ocasião: Reatar a amizade com seus Amigos segundo os conselhos de Alata e ajudar os Goseiger a derrotar o monstro da semana junto com seus aliados.

Ao se deparar com a  luta que os Goseiger estavam travando com o monstro inimigo, Nozomu observa que Gosei Red não desiste de lutar. 


A persistência leva ao êxito e a fraqueza está em desistir, em não tentar mais uma vez depois de um dia mal. É somente com a persistência que se pode alcançar o êxito e regozijar das maiores alegrias. 


O Conselho que  Gosei Red tentou colocar na mente de Nozomu era que ele pudesse focar em vencer.
 

 E esse conselho serve não apenas para crianças, haja vista que seriados tokusatsu são feitos exclusivamente para elas, mas serve também pra  nós marmanjos Tokufãs também gostamos muito de assistir.

 Se queremos algo que possamos não desistir. Foque em vencer, mas não se esqueça que o caminho será longo, difícil.


 Porém, tentar de novo e quantas vezes for preciso está nos obstáculos e é o que qualifica um verdadeiro vencedor.



Quando você pensar em desistir, opte por prosseguir, persista no que é preciso fazer para reparar o que está errado, siga em frente. 


Ninguém pode vencer por você, acredite, só você pode derrubar os obstáculos que surgem no seu caminho. 

Se o Guri não tivesse levado aquele cartão para o Gosei Red, já era para o líder dos Goseigers.
 

(Abaixo vemos a satisfação do Gosei Red pelo sucesso de Nozomu.)
Leve isso pra sua vida e para o seu dia-a-dia. 

Foque em vencer amigo Tokufã, a sua persistência te levará ao êxito!

No geral,  o saldo positivo de aprendizado com este episódio foi muito bom, pelo menos pra mim e pra quem realmente gosta de aprender assistindo tokusatsu.
Além disso, gostei muito das transformações dos Goseigers que me fez lembrar  e perceber influências de Gaoranger( 2001) e Magiranger (2005).


Nem só de relógios de pulso ou coisa parecida bastaria para uma boa transformação de Super Sentai.  Com Goseiger vemos que os Cards estavam em alta e todos lançavam mão de cartas fazê-lo.  Vale ressaltar que em super Sentai, temos outras referências de cartas como  tema. Em Kamen Rider nem se fala né gente? Até a próxima moçada!

E esse foi o nosso Baú do Tokureply de hoje, deixe seu comentário e compartilhe esse post em suas redes sociais. 

TOKUREPLY- A RESPOSTA SUA DIVERSÃO!


1 Comentários

Adoramos comentários, pois isso nos motiva. Apenas pedimos que evite termos ofensivos de qualquer tipo. Não aceitaremos comentários anônimos o/

  1. Muito legal o texto.
    Mas, a meu ver, teve alguns pontos que deixaram a desejar.
    exp: vc, comentou sobre a musica e a abertura da serie, porem não colocou a abertura para nos leitores vermos.
    Acho que faltou algumas informações "importantes", como Studio de criação, diretor, período de exibição, e por fim, contar um pouco sobre o enredo da historia de fato, para intendermos o contexto em que os fatos expostos acima em caixão na historia.
    Sei que a analise acima foi somente do primeiro ep, porem para mim seu texto ficou meio desconexo, por eu não conhecer a serie.
    continue firme com seu trabalho, e não se desanime com o que eu disse, talvez tenha sido eu q não intendi a proposta do artigo.

    abraços, bom trabalho!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem